terça-feira, 16 de março de 2010

Palestra de Formção de Língua Gestual...





















Boa Noite caros leitores,

Hoje foi um dia muito esperado e importante para o nosso grupo, ou seja, foi hoje que se realizou a palestra de formação de língua gestual dada pela interprete Cláudia Valadares e a formadora Vera Pedro.
A palestra foi dada por uma pessoa portadora de deficiência sensorial, a formadora Vera Pedro, e com ajuda da interprete Cláudia, foi-nos assim transmitida a sua mensagem.
Muitas coisas ficaram-nos na cabeça depois desta palestra e que vamos mudar daqui para a frente. Uma delas é dizer LÍNGUA gestual e não linguagem gestual, pois não é visto como a maneira correcta de dizer, porque na verdade é mesmo uma língua e nunca uma linguagem, outra é chamar-lhe surdos-mudos o que é também incorrecto, é apenas surdos, não dizemos mudos.
Outra das muitas coisas que aprendemos com a palestra foi a maneira como abordar um surto, isto é, não o fazeremos de forma brusca ou violenta mas sim com calma e serenidade, aprendemos ainda e foram-nos dado inúmeros exemplos das dificuldades que estas pessoas possuem no seu quotidiano, como acesso aos serviços públicos, a falta de civilização e calma das pessoas ouvintes para com estes.
A Cláudia e a Vera ensinaram-nos ainda algumas coisas sobre a cultura da língua e das pessoas portadores desta deficiência física, nomeadamente, histórias passadas, discriminação... Ensinaram-nos algumas palavras, o alfabeto, deram aliás um papelinho com o alfabeto e número da língua gestual!
Concluindo, como podem ver esta palestra foi-nos muito enriquecedora quer a nível pessoal como profissional, podemos tirar as nossas dúvidas, debater alguns temas, etc.
Sem dúvida, que nos deixou o bichinho para aprenderemos mais e mais sobre a língua gestual... Nunca se sabe!

Beijinhos


"Ser diferente... Cabe a toda a gente!"










1 comentário:

  1. Gostei muito da palestra , aprendemos um pouco de lingua gestual , e espero que tenha elucidado as pessoas :)

    ResponderEliminar